top of page

6 vezes que a publicidade colocou a mulher em igualdade no esporte

No início deste mês de junho, a Heineken lançou uma propaganda genial para a Champions League de 2016, a qual quebra com o estereótipo de que mulher não gosta de futebol e ainda faz crítica ao sexismo em dividir assuntos e preferências por gênero.


Comerciais e campanhas com essas propostas ganham cada vez mais espaço, uma vez que as mulheres andam despertando um olhar mais consciente e crítico do seu próprio papel na sociedade.



O Chega Desse Papo encontrou outros exemplos bacanas de vídeos publicitários no qual a mulher é colocada em igualdade no esporte.


1 – Beats: Nothing Stops Serena


A campanha coloca a mulher como protagonista da história. Ao som de "Black Unicorn", que fala de preconceito, luta e superação, a tenista Serena Willians é acompanhada no treino, concentrada, com os fones de ouvidos. A canção diz muito sobre sua história, já que enfrentou o racismo no esporte.


2 – Sport England: This Girl Can


A mensagem principal da campanha é que toda mulher pode e deve se exercitar/praticar esportes, independentemente de sua condição física. O bacana, é que a maioria de vídeos inspiradores do gênero explora pessoas com feitos heroicos, com corpos esculturais e musculosos, já este mostra mulheres comuns sem um porte atlético. A essência do vídeo é se sentir feliz e melhor!


3 – ESPNW: O quanto você sabe sobre esporte?


Um dos mais interessantes da lista. Recentemente a ESPN lançou o portal espnW com foco no público feminino e celebra o poder das mulheres nos esportes com um teste de conhecimento. O resultado vai te surpreender!


4 – Budweiser: Ronda Rousey


A proposta da Budweiser é fugir do que é tradicionalmente relacionado quando o assunto é cerveja e mulher. Nada de hipersexualização, objetificação, apologia ao assédio e ao estupro, e estereótipos grosseiros.


5 – Nike: Voices


O comercial da Nike traz grandes nomes do esporte feminino: a corredora Joan Benoit Samuelson, a ex-jogadora de basquete Lisa Leslie, a boxeadora Marlen Esparza e a jogadora de basquete Diana Taurasi. Elas contam suas histórias dentro do esporte e os desafios que enfrentaram por serem mulheres.


6 – Just Not Sports: #MoreThanMean


O podcast “Just Not Sports” fez um vídeo para mostrar como as mulheres que trabalham com esportes sofrem com o assédio virtual. Colocaram homens frente a frente com duas jornalistas para eles lerem tweets reais dirigidos a elas. A ação #MoreThanMean expõe a violência que as mulheres enfrentam por simplesmente trabalharem em um ambiente visto como “masculino”.


POSTS RECENTES
REDES SOCIAIS
  • Facebook Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
 TAGS
Nenhum tag.
bottom of page