Pesquisa identifica interesse feminino no futebol
Para pautar as matérias e conteúdos inseridos no blog Chega Desse Papo, foi realizada uma pesquisa intitulada “Mulher e Futebol”, respondida espontaneamente por 504 mulheres, de todas as regiões do país, durante os meses de maio, junho e julho de 2015. A partir dos dados obtidos, foi possível constatar a falta que as mulheres sentem de um meio de representatividade dentro do esporte e que muitos assuntos veiculados na grande mídia as incomodam e não as representam.
O questionário foi elaborado na plataforma Google Formulários e é composto por cinco questões objetivas sobre a idade, escolaridade, renda, acesso a blog esportivo e assuntos que menos agradam, e cinco perguntas abertas que analisaram o estado em que nasceu e reside, time que torce, qual site e blog esportivo acessa e que tipo de conteúdo gostaria de ver em um blog sobre futebol.
Nas questões de múltipla escolha foram gerados gráficos pela própria plataforma com as porcentagens de cada resposta. De acordo com estes dados, a maioria das entrevistadas tem entre 19 e 30 anos (65,3%), ensino superior (50,2%), ganha de 1 a 3 salários mínimos (41,9%), não acessa sites ou blog com conteúdos específicos de futebol (51,2%) e diz que, notícias que ressaltam apenas as características físicas da mulher (ex: concurso de musas de campeonatos), é o assunto veiculado na mídia esportiva que menos agrada (43,7%).
As quatro primeiras perguntas abertas foram analisadas de forma quantitativa e a partir das respostas foram construídos gráficos pelas próprias autoras. Eles identificaram que a maioria nasceu e reside no estado de São Paulo, torce pelo Corinthians e acessa o site GloboEsporte.com.
Na última questão aberta, “Que conteúdo gostaria de ver em um blog sobre futebol?”, as respostas obtidas foram extensas e subjetivas, desse modo foi adotada um procedimento analítico específico. Foi estabelecido um recorte, definido por palavras-chave que interessavam diretamente o trabalho: mulher/mulheres, feminino/femininos/feminina, futebol feminino e mulheres no futebol, onde se verificou que 215 entrevistas citaram essas palavras.
Gráfico: Elaborado pelas autoras
A partir deste dado, foram contabilizadas 272 respostas, já que era possível responder mais de um assunto por pessoa. Foram elencados cinco assuntos que as mulheres gostariam de encontrar em um blog sobre futebol: 52% quer saber mais sobre futebol feminino, 17% sobre mulher no futebol e o protagonismo feminino no esporte, 13% sobre temática do futebol em geral (tabelas, história, curiosidade...), 6% sobre machismo e 4% quer ler opiniões e análises escritas por mulheres.
Gráfico: Elaborado pelas autoras
Estes dados deram elementos para o desenvolvimento do blog. A partir deles, as autoras identificaram sugestões de pautas e assuntos que vão ser tratados nas matérias em cada editoria e percebeu-se que existe público para este projeto. Além, de perceber que o fato das mulheres que gostam de futebol sentirem falta de um meio de representatividade, isso pode ter refletido no resultado que a maioria não acessa sites ou blogs na temática. O Chega Desse Papo traz uma proposta que visa suprir essa necessidade.